sábado, 27 de abril de 2019

Tutorial básico do Tortoise SVN

Para aqueles que já sabem para que serve um sistema de versionamento mas tem dificuldade com o repositório SVN na disciplina de PDS ou A6PGP, aqui vai uma pequena ajuda. Trata-se de usar o Tortoise SVN, uma aplicação que serve basicamente como uma GUI, uma interface para manipular o repositório sem muita dificuldade, da forma mais intuitiva possível. Assim você pode ter sua cópia local do repositório no seu computador pessoal e fazer commits das modificações.

Sem mais delongas, segue abaixo o pequeno tutorial.

OBTER O TORTOISE SVN


  1.  Baixe o instalador do Tortoise SVN no site para as respectivas configurações da sua máquina (Windows, Linux; 32 ou 64 bits) aqui.
  2.  Execute o arquivo de Setup.
  3.  Concorde com as licenças de usuário pelo "Next".
  4.  Selecione os módulos e o local de instalação da aplicação. RECOMENDAÇÃO: DEIXE COMO AUTOMÁTICO, PADRÃO (DEFAULT).
  5.  Clique em "Install" para iniciar a instalação.
  6.  Instalação feita, clique em "Finish" para finalizar e fechar a janela de instalação.



CRIANDO UMA CÓPIA LOCAL DO REPOSITÓRIO


  1. Crie uma pasta (em qualquer localização do disco rígido) para obter uma cópia do status do repositório. Dessa forma, você poderá receber o status atual do repositório, atualizá-lo periodicamente e enviar produções de sua máquina local, bem como arquivos novos, modificados, deletados.
  2. Com o botão direito do mouse na pasta criada, clique em "SVN Checkout..." para sincronizar sua pasta com um repositório SVN no momento.
  3. Digite a URL do seu repositório SVN na janela aberta.
  4. Clique em "OK" para realizar o checkout.
  5. Caso o repositório exija autenticação para acessar, criar, atualizar ou deletar, insira seu usuário e senha correspondentes (no caso dos alunos de PDS: o usuário é os caracteres "sp" seguidos do número do prontuário e a senha o respectivo RG do aluno).
  6. Aguarde, e, após autenticado com sucesso, clique em "OK". Observe que a pasta criada contém todo o conteúdo presente na URL do repositório SVN insere.



FAZENDO MODIFICAÇÕES NA PASTA LOCAL


  1. Insira novos arquivos, crie novas pastas, modifique outros e delete quaisquer elementos na cópia local do seu dispositivo.



COMITANDO AS MODIFICAÇÕES


  1. Para salvar as alterações e, consequentemente, obter a evolução do seu projeto, clique com o botão direito do mouse na cópia local e clique em "SVN Commit...".
  2. Escreva uma mensagem no campo em branco para justificar a sua atualização no repositório.
  3. Dê um check em TODAS as modificações feitas para que tudo seja encaminhado no estado em que se encontram os elementos na cópia local.
  4. Aguarde, e, após comitado com sucesso, clique em "OK". Observe que no seu repositório online encontram as modificações feitas por você na sua cópia local.
Pronto, agora você já sabe manipular o básico para ao menos utilizar de fato um sistema de versão e não pedalar tentando subir os arquivos (como a nossa equipe rsrsrsr).

RECOMENDAÇÃO: Aqui você encontra o manual da versão em português do Brasil da aplicação para quaisquer dúvidas. É a documentação oficial online da versão de release.

FIM

By: Dário Sobral de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quadragésima Primeira Semana (17/11 a 23/11)

Mexemos na aplicação para consertar os erros e iremos atualizar o código no Heroku porém, estamos tendo com dificuldade para atualizar. Cont...